sábado, 5 de setembro de 2009

O Ludismo


O Ludismo é o nome do primeira forma de protesto operário, protesto este que gerou um movimento contrário à mecanização dos meios de produção na Inglaterra pós Revolução das máquinas. A expressão ludismo se explica pelo fato de um dos líderes do movimento se chamar Ned Ludd, os trabalhadores reagirem contra as máquinas e instalações industriais, este sr. Ludd destacou-se no movimento.
As reclamações contra as máquinas e a sua substituição em relação à mão-de-obra humana, já eram normais. Mas foi em 1811, na Grã-Bretânia, que o movimento estourou, ganhando uma dimensão significativa.
Os luditas chamaram muita atenção pelos seus atos de violência contra as máquinas. Invadiram fábricas e destruíram máquinas, que, segundo os luditas, por serem mais eficientes que os homens, tiravam seus trabalhos, requerendo, contudo, duras horas de jornada de trabalho. Os luditas ficaram lembrados como "os quebradores de máquinas".
Para além de histórico, este termo representa também um conceito político, usado para designar todos aqueles que se opôem ao desenvolvimento tecnológico ou industrial. Estas pessoas são também chamadas de "luddites" ou "ludditas" e o movimento social é hoje conhecido como o neo-ludismo. Um exemplo de um autor que se identifica com esta designação é o Kirkpatrick Sale, que escreveu o livro "Rebels Against the Future".
Para o historiador Eric J. Hobsbawn. o ludismo "era uma mera técnica de sindicalismo no período que precedeu a revolução industrial e as suas primeiras fases".

Nenhum comentário:

Postar um comentário